Conductor

A Conductor é a maior processadora de cartão de crédito "Private Label" (marca própria) brasileira, processando mais de 11 milhões de cartões para varejistas com presença nas principais regiões do país. Durante o período investido pelo fundo internacional TMG I, a média de cartões processados, sua receita líquida e seu EBITDA cresceram uma média anual de 51%, 27% e 37% respectivamente.



Oportunidade Identificada e investimento realizado

Com a esperada redução dos juros e com a expansão do crédito, foi identificado um grande potencial de crescimento no setor de cartões de créditos no Brasil. A TMG Capital entendeu que os cartões "Private Label" ofereciam a seus clientes uma proposta superior de valor, quando comparados com cartões bandeirados (ex: Visa ou Mastercard), representando uma oportunidade de crescimento e liderança no mercado de meios de pagamento. Isto por que, a varejista que o oferecia, poderia configurar promoções de venda específicas e mais rápidas que cartões bandeirados, ao mesmo tempo em que oferecia crédito em parceria com algum banco, ganhando vantagem competitiva frente a seus concorrentes. Ademais, os cartões "Private Label" representam para os varejistas menor custo de processamento, ferramenta de fidelização e conveniência para os seus clientes.



A tese de investimento

Em Fevereiro de 2001, o fundo internacional TMG I, fundo assessorado pela antecessora da TMG Capital, tornou-se acionista majoritário da Conductor, desenvolvendo os canais comerciais e a plataforma tecnológica própria (softwares proprietários), que são hoje de alto valor para empresas que desejam entrar neste setor. Complementarmente, a plataforma tecnológica baixa permite que a Conductor atenda diferentes clientes de forma rápida, segura e com escala, fator que a torna empresa líder no país em processamento de baixo custo. Ao longo da operação, validou-se a tese da antecessora da TMG Capital com o número de cartões "Private Label" ultrapassando o número de cartões bandeirados.

Em Novembro de 2014, a empresa foi vendida para o fundo de investimento internacional Riverwood Capital. Como resultado, o capital investido foi multiplicado por 81,5x em Reais (ou 65,4x em US$), sendo que a taxa interna de retorno foi de 44,5% a.a. (43,1% em US$).

Conheça a empresa em www.conductor.com.br

São Paulo Phone: 55 11 4064-5050

2011 TMG Capital. Todos os direitos reservados.