Odontoprev

A Odontoprev é uma empresa líder do setor de benefícios de saúde dental no país. Em 1998, na entrada do fundo internacional TMG I como acionista controlador, e assessorado pela antecessora da TMG Capital, a Odontoprev era a quinta colocada no setor, com 90 mil vidas na carteira. No desinvestimento, através da abertura de capital em novembro de 2006, a Odontoprev era a líder de mercado, com números de vidas representando a soma das quatro primeiras empresas do setor. Nos oito anos de convivência com a TMG, a Odontoprev teve um crescimento anual em número de vidas, receita e Ebitda de 42%, 40% e 52% ao ano, respectivamente.

Hoje ela é a líder absoluta do setor, sendo negociada através do código ODPV3 na Bolsa de Valores de São Paulo, estando presente em mais de 2.000 cidades brasileiras com mais de 25.000 dentistas credenciados em sua rede, 6,0 milhões de brasileiros associados em mais de 5.000 empresas clientes. Seu valor na Bolsa cresceu mais de 470% desde o IPO, enquanto o índice Ibovespa valorizou-se 48% no mesmo período (dez/12).



Oportunidade identificada e investimento realizado

Na segunda metade da década de noventa, o mercado de planos odontológicos no Brasil caracterizava-se por ser extremamente pulverizado, com mais de 700 empresas regionais. Ao analisar o setor de saúde do país, a TMG Capital percebeu que o setor de planos odontológicos apresentava excelente atratividade:

  • Do lado da demanda, o mercado brasileiro apresentava uma penetração muito baixa quando comparado ao mercado norte-americano
  • O mercado era extremamente fragmentado e não profissionalizado, com empresas muito pequenas
  • O setor apresentava altas taxas de crescimento na medida em que o tratamento bucal conquistava espaço em um setor não explorado do mercado
  • O baixo custo para as empresas por funcionário, aliado a uma necessidade básica da população, fazia do serviço um ótimo plano de benefícios a ser oferecido
  • O setor era visto pelas seguradoras como um negócio secundário
  • Curva atuarial inversa a de planos de saúde padrão

No setor de prestação de serviços odontológicos, ao contrário do setor de planos de saúde, o custo das populações tratadas cai ao longo do tempo até se estabilizar. Para cada nova população é gerado um custo inicial alto durante o início dos tratamentos, mas, ao término deste tratamento inicial, o custo diminui uma vez que medidas de prevenção são ensinadas aos pacientes e o foco de futuros tratamentos passa a ser apenas a manutenção.

Por ser pioneira no processo de consolidação e, por já ter uma plataforma de crescimento estruturada, a Odontoprev criou uma barreira de entrada natural a novos entrantes, pois estes necessariamente teriam que passar pela fase de altos custos iniciais ao adquirir uma nova carteira de clientes.

Antes de realizar o aporte de capital na empresa em 1998, a antecessora da TMG Capital analisou diligentemente 6 empresas no setor. Neste processo, a Odontoprev foi escolhida como plataforma ideal de consolidação por conta de suas características que uniam uma equipe de gestão motivada e capaz a uma carteira de clientes excelente formada por grandes empresas nacionais e multinacionais.



A tese de investimento

Ao longo da sociedade com a Odontoprev, a TMG focou quatro fontes de valor:

  • Prestação de Serviços Odontológicos

    Os principais investimentos foram em: i. melhoria de seu time de gestão, ii. desenvolvimento de uma plataforma de TI proprietária, iii. investimento na marca Odontoprev, iv foco em planos de grupos em contrapartida a planos individuais.

  • Crescimento rápido, ganhando-se economias de escala e sinergia

    Principais focos de crescimento foram: i. crescimento orgânico com a maturação do mercado, ii. quatro aquisições identificadas na fase pré-investimento e iii. parcerias estratégicas.

  • Aumento da rentabilidade
  • A melhoria das margens se deu tanto com a melhoria de processos ao longo da cadeia de valor, como com o aumento da eficiência adquirida com ganhos de escala.

  • Qualidade na prestação de serviço
  • Buscou-se um melhor relacionamento com os participantes da cadeia de valor, tais como dentistas, fornecedores de insumos e corretores. O objetivo era ofertar ao mercado os melhores planos odontológicos a um preço competitivo.

Em 2006, a Odontoprev abriu o capital na Bolsa de Valores de São Paulo, sendo uma das primeiras empresas do setor de saúde a ser listada na Bovespa. No ano seguinte em 2007, por meio de um "Block Trade" o TMG I encerrou sua participação na empresa gerando um múltiplo de capital investido, em Reais, de 40x e taxa interna de retorno do investimento de 57% ao ano. Em Dólares, o investimento gerou um múltiplo de capital investido de 22x e taxa interna de retorno de 46% ao ano.

Hoje em dia, a Odontoprev além de ser uma empresa de referência no setor de saúde, é um caso de sucesso no processo de transformação de sua indústria. A Odontoprev está hoje extremamente bem posicionada para capturar o crescimento do setor no Brasil.

Conheça a empresa em www.odontoprev.com.br

São Paulo Phone: 55 11 4064-5050

2011 TMG Capital. Todos os direitos reservados.