Softway

Durante os sete anos que a Softway permaneceu sob assessoria da antecessora da TMG Capital, a empresa se tornou a maior empresa de "contact center" independente do Brasil. Em 2007, quando foi vendida para a Tivit, empresa de tecnologia do grupo Votorantim, a Softway havia registrado um crescimento expressivo em número de posições de atendimento, receita e Ebitda de 37%, 44% e 46% ao ano, respectivamente.
Oportunidade Identificada e investimento realizado
No início da década de 2000, o setor de "contact center" no Brasil encontrava-se extremamente pulverizado, com a existência de diversas empresas de telemarketing. Comparado com padrões internacionais, o mercado brasileiro encontrava-se em franco crescimento, com empresas terceirizando suas operações ao mesmo tempo em que o mercado brasileiro crescia colhendo os frutos da estabilização do Real e do excesso de liquidez mundial.
Em Fevereiro de 2000, o fundo internacional de Private Equity TMG I, assessorado por empresa que antecedeu a criação da TMG Capital, tornou-se acionista majoritário da Softway, observando a oportunidade de consolidação do setor, as altas taxas de crescimento, e as diversas oportunidades de expansão de portfólio com o avanço tecnológico em mapeamento e análise de perfil de consumidores.
A tese de investimento
A participação da TMG na Softway focou-se nas seguintes fontes de valor:
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Crescimento rápido
O crescimento da empresa se deu tanto de maneira orgânica, como via aquisições, tendo a Softway realizado duas aquisições complementares assessorada pela empresa que antecedeu a criação da TMG Capital. No momento da venda a empresa tinha crescido de 290 para 3.100 posições de atendimento, gerando emprego para mais de 7.000 jovens.
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Melhoria do atendimento e redução do “turn-over” de atendentes
O setor de “Contact Center” é caracterizado pela alta rotatividade de empregados. Isso porque os funcionários são na grande maioria dos casos jovens que vêm a profissão como uma porta de entrada para o mercado de trabalho, mas que estão dispostos a trocar de emprego na medida em que encontram melhores opções. Com assessoria da empresa que antecedeu a criação da TMG Capital, a Softway criou uma universidade corporativa para prover a seus funcionários um curso superior de dois anos, curso esse reconhecido pelo MEC. Realizado nas próprias dependências da empresa, o curso tinha baixo custo, presença maciça e forte apelo entre os funcionários. Como resultado desse projeto, a Softway obteve a menor taxa de rotatividade do setor, garantindo assim uma melhor prestação de serviço a seus clientes. Ao mesmo tempo, diminuía os custos com treinamento de novos funcionários e dava a eles a possibilidade de um futuro melhor na empresa.
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Elaboração de uma proposta de valor diferenciada aos seus clientes
Além das vendas de telemarketing, a Softway provia serviços de Help Desk, cobrança e CRM. Com a oferta desses serviços a empresa foi capaz de oferecer uma melhor solução aos seus clientes e capturar mercado.
Em julho de 2007, a Softway foi vendida para a Tivit, empresa controlada do grupo Votorantim. O investimento multiplicou por 5x o capital investido, e a taxa interna de retorno foi de 24% ao ano, em Reais e em Dólares.